Três motivos para usar carrosséis na sua ação de marketing

Carrossel é um formato que gera engajamento e atrai a atenção dos seus seguidores.

Sua estratégia de marketing digital no Instagram deve contar com o carrossel, um formato de publicação, lançado em 2017, que permite ao usuário postar mais de uma imagem ou foto de uma única vez. Um carrossel pode ter até dez imagens ou vídeos de até um minuto. 

É um recurso que veio para se adequar ao novo comportamento dos consumidores da plataforma, que preferem ver mais imagens do que textos. Um conteúdo com dicas, por exemplo, é mais atrativo quando você coloca no formato carrossel e o internauta vai passando dica por dica. Se o texto com as mesmas dicas estiver na legenda, talvez fique longo e não chame tanta a atenção do seu seguidor.

Quando o formato foi lançado, em 2017, 4% dos posts o utilizavam. Já em 2020, essa porcentagem subiu para 20%. O carrossel foi ganhando espaço porque as pessoas foram percebendo que sua taxa de engajamento era de 1,92%, enquanto que de imagens, a taxa era de 1,74%. 

Se o carrossel tiver dez imagens, esse engajamento pode chegar a 2%. Isso pode ser justificado pelo fato de que, mesmo que o seu seguidor não passe da primeira imagem, o Instagram apresenta a mesma publicação uma outra vez com a segunda foto e assim por diante. A chance de engajamento se torna maior. 

Se você ainda não se convenceu de utilizar o carrossel, temos três motivos que podem mudar a sua opinião. Confira. 

Carrosséis são ótimos para prender a atenção do público por mais tempo

Quando bem feito, a retenção desse formato chega a ser maior que a dos stories e dos reels. Isso porque seus seguidores passam mais tempo lendo carrosséis do que outros posts. 

Seus seguidores se envolvem melhor com o conteúdo do post

Utilize o termo “arraste” nas imagens do carrossel para incentivar o leitor a seguir adiante. Coloque imagens que se complementam e que contem uma história. Assim, para saber o desenrolar da história, o usuário precisará passar por todo o carrossel. Essa é a técnica do storytelling, que envolve o público no conteúdo até o final.

Possibilidade de mesclar formatos e ser mais criativo

Coloque vídeos misturados com imagens nos seus carrosséis. Os vídeos geram mais comentários e engajamento. Você também pode mostrar detalhes do produto até chegar à foto dele por inteiro.

Outra opção é mostrar fotos de um lançamento ou evento. Ou ainda caprichar em imagens com tutorial passo a passo sobre o uso do seu produto. Você pode utilizar o Canva ou outro editor de imagens para construir seu carrossel de uma maneira mais colorida e atrativa.

O carrossel é um formato estratégico para o marketing digital no Instagram. Mas, é sempre bom fazer testes para ver quais são os assuntos e recursos que mais interessam ao seu cliente. Ele pode gostar mais de imagens com texto ou só de vídeos e imagens.